A doença hemorroidária surge quando ocorre um aumento da pressão nos vasos sanguíneos no ânus, fazendo com que as veias dilatem e fiquem inflamadas.
Podemos classificar as hemorroidas em dois tipos: as internas e as externas. A primeira acontece no canal anal, dentro do ânus, apresenta sintomas como sangramento, sensação de peso no canal e prolapso. Já a segunda se caracteriza mais pela saliência na região externa do ânus, logo na borda. As hemorroidas externas costumam provocar mais dor.
Sem dúvidas, a doença hemorroidária é um dos quadros de maiores queixas entre os pacientes e, por esse motivo, resolvi esclarecer a seguir as dúvidas mais frequentes que recebo no consultório.
1. Ficar muito tempo sentado no vaso sanitário pode causar hemorroidas?
Essa posição pode aumentar a pressão no canal anal e dificultar o retorno venoso, o que pode contribuir para a hemorroida externa. Mas é importante dizer que não existe nenhuma comprovação que essa é uma causa direta da doença.
Os fatores que podem provocar as hemorroidas são a diarreia crônica, obesidade, não evacuar quando sentir vontade, alimentação pobre em fibras, alimentação rica em pimentas e alimentos condimentados.
2. A doença hemorroidária tem cura?
A hemorroida tem sim cura e o tratamento é determinado de acordo com o quadro que o paciente apresenta, podendo ser apenas com a mudança de hábitos alimentares ou o procedimento cirúrgico para resolver o problema.
Preciso ressaltar que muitos pacientes recorrem às pomadas acreditando que isso pode curar o quadro, porém isso não é verdade. Esse produto apenas alivia os sintomas e a avaliação de um coloproctologista é importante para garantir os cuidados necessários.
3. O sangue nas fezes sempre significa hemorroidas?
A hemorroida é a causa mais frequente deste sintoma, mas nem sempre isso é uma verdade, já que existem doenças que também apresentam este sinal, como o câncer do cólon e do reto.
Outros sintomas da doença hemorroidária são coceira, dor ao sentar-se, ardor ao ir ao banheiro ou sensação de saliência ao redor do ânus.
4. A hemorroida pode voltar depois da cirurgia?
Na maioria das vezes, isso não acontece. Isso porque, durante a hemorroidectomia, retiro o tecido hemorroidário da região com o objetivo de anular as chances de a doença retornar.
Mas existem pouquíssimos casos em que a hemorroida aparece de novo, sendo bastante incomum a necessidade de uma nova cirurgia.
5. O que acontece quando a doença hemorroidária não é tratada?
Como expliquei antes, a hemorroida surge quando acontece o aumento da pressão nos vasos sanguíneos no ânus. Caso o problema não seja tratado, a doença pode causar coágulos e evoluir para uma trombose hemorroidária.
Por isso, é importante procurar um coloproctologista assim que os sintomas surgirem para o diagnóstico correto do quadro. Dessa maneira, é possível iniciar o tratamento mais adequado, impedindo a evolução da doença.
Caso precise de ajuda, estou aqui para cuidar da sua saúde!